sábado, 8 de novembro de 2008

Diga não ao aumento da Mensalidade!!!

Em um movimento conjunto dos 3 cursos, FAD, FaBCI e ESP, estão sendo realizadas manifestações contra o aumento da mensalidade,
Em um momento histórico, os alunos dos 3 cursos, nesta última quinta-feira, organizaram uma passeata e paralisaram as aulas da Cesário e General Jardim, foi realizada pela primeira vez na historia da FESPSP uma assembléia com os três cursos reunidos e com apoio da Pós, nesta assembléia aprovou-se as reivindicações e elegeu-se uma Comissão para representar e negociar com a Direção.







Compõem a Comissão os Seguintes alunos:

Iara Aparecida Oliveira da Silva – Biblioteconomia
Paulo Henrique – Administração
Camila M. Kammer – Administração
Danielle C. Vidal Dias – Sociologia e Política
Gisela de Oliveira Massutti – Sociologia e Política
Thiago Eloi Onofre – Administração
Iramaia Vaz – Sociologia e Política
José Ricardo Meshauchas – Administração
Wellington Ferreira Rodrigues – Biblioteconomia
Luiz C . Melo – Sociologia e Política


Esta comissão reuniu-se com a Secretaria Geral Ana Flavia, onde segue:


PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO CORPO DISCENTE DA FESPSP, CURSOS DE SOCIOLOGIA, ADMINISTRAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA.


Em reunião realizada em 07 de novembro próximo passado, às 19 horas, na sala 21 do campus Cesário Motta Jr., na qual se fizeram presentes os membros da Comissão de Negociação Discente, a Secretária Executiva da FESPSP, Ana Flávia Guimarães e o Diretor Acadêmico, Aldo Fornazieri, foi deliberado o seguinte:

1. Que seria realizada uma tentativa de contato por parte da Secretária Ana Flávia com os demais membros da Diretoria Executiva da FESPSP que não estiveram presentes na reunião, para solicitar agendamento de outra reunião para o dia 08 de novembro, às 14 horas, o que deverá ser confirmado à Comissão de Negociação até as 21 horas e 30 minutos do dia 07/11.
A referida reunião servirá para fins de evitar que se concretizem as deliberações tomadas em Assembléia pelo Corpo Discente, quais sejam, o boicote à prova do ENADE e a realização de manifestação durante a aplicação de prova vestibular, ambos no dia 09/11/2008, além de possível ocupação do Casarão situado na Rua General Jardim, 522.

2. Pré-agendamento de reunião da Diretoria Executiva com a Comissão de Negociação na quinta-feira, dia 13/11, em horário a confirmar, considerado o fato de os alunos que mediam a situação serem matriculados em período noturno, trabalhando em horário comercial.
Para esta reunião, foram assumidos alguns compromissos, quais sejam:

• A Secretária Ana Flávia comprometeu-se a trazer ao conhecimento dos membros da Comissão os Balanços Patrimoniais da FESPSP referentes aos anos de 2006 e de 2007, além dos balancetes produzidos ao longo do corrente ano.
• A Secretária Ana Flávia comprometeu-se, ainda, a disponibilizar o estudo de projeção de inadimplência que já foi elaborado pela Fundação para a aplicação da nova sistemática de redução de convênios, reajuste de mensalidades e de concessão de bolsas de estudo em número reduzido.
• Será esclarecida nesta reunião a situação do convênio oferecido aos egressos da Graduação para o ingresso na Pós-Graduação da FESPSP, uma vez que há informação dos alunos da Pós-Graduação de que, a partir do próximo ano, este convênio não mais existirá e a Secretária Ana Flávia não soube dizer se era real a informação ou não.

Ultrapassadas estas questões, os presentes ouviram e anotaram as seguintes reivindicações apresentadas pela Comissão de Negociação do Corpo Discente, que deverão pautar as negociações mantidas entre a Fundação e seus alunos:

1. Reunião com a presença do Diretor Geral e do Vice-diretor da FESPSP, além da Secretária Ana Flávia, para deliberar com os alunos sobre as demandas apresentadas, em especial as abaixo descritas:

  • Definição de índice de reajuste de mensalidades compatível com a atividade da FESPSP, uma vez que, em documento oficial fornecido pela Diretoria Executiva da Fundação, consta índice referente a atividade agropecuária e industrial;

  • Descontos Progressivos para o pagamento das mensalidades:
15% para pagamento até o dia 22 de cada mês;

10% para pagamento até o último dia de cada mês; e

5% para pagamento até a data do vencimento;

  • Convênios:
Criação de novos convênios, cujos percentuais sejam mantidos independentemente do número de alunos que sejam conveniados a determinadas instituições beneficiárias;

Prestação de esclarecimento sobre a diminuição dos convênios já existentes;

  • Inadimplência:
Negociação direta com a Fundação, sem que os alunos sejam submetidos a financeiras terceirizadas, e que seus nomes sejam lançados no sistema SPC / SERASA;

Rematrícula independente da inadimplência;

Política de negociação da dívida considerando o desempenho acadêmico do aluno em débito;

  • Bolsas:
Aumento e ampliação da Bolsa Sócio-econômica, a ser concedida a 20% dos estudantes da graduação, sendo garantido um estudo individual (caso a caso) com possibilidade de atingir de 25% a 100% do valor das mensalidades e matrículas àqueles que assim comprovarem sua condição e necessidade;

Aumento e ampliação das Bolsas de Iniciação Cientifica, atingindo 100% do valor das mensalidades e matrículas, considerada a natureza de pesquisa acadêmica com dedicação exclusiva do referido benefício;

Concessão de Bolsa por Mérito, prestigiando os alunos com alto desempenho acadêmico;

  • Investimentos Imediatos:
Modernização dos Computadores disponibilizados nos laboratórios de informática;

Aquisição e disponibilização de Impressoras aos alunos;

Aquisição de novos livros para a composição do acervo da bibliografia básica requerida dos alunos pelos próprios professores, além de compra de mais exemplares dos livros já existentes para disponibilização ao aluno independentemente de extração de cópias;

  • Gestão Participativa:
Participação dos alunos nas decisões e nos planejamentos da FESPSP, inclusive nas deliberações de prioridades nos investimentos.

REPRESENTANTES DE ADMINISTRAÇÃO NA COMISSÂO DE NEGOCIAÇÂO

2 comentários:

Blog do Caldarone disse...

Como Vice-Presidente do Centro Academico, fico muito contente em participar deste movimento que é totalmente desenvolvido por todos os alunos de nossa Faculdade, isto marca um acontecimento importante que é a união dos cursos, fato este que nunca hávia acontecido.
Vamos juntos com essa grande força, póis temos todo direito de reivindicar nossos direitos como acadêmicos.

Abraços a todos.

Danilo Caldarone.
Vice-Presidente do CAARS>

Anônimo disse...

Sentimos, em convivência com tds os colegas, que existem forças muito úteis a serem somadas. Sabemos que não se pode agradar a todos, e respeitamos as diferenças. Mas para que essa margem de desgosto seja diminuída, aumentando a excelência da representatividade dos senhores, contamos com a participação nas enquetes especificamente elaboradas para cada momento, no blog e no orkut.

Mesmo aqueles que acabam de chegar, bem como os que estão no último ano, devem se manifestar!!
NÓS SOMOS VOCÊS. QUEREMOS SER VERÍDICOS NA REPRESENTAÇÃO!!!
Espero que sintam a sinceridade e importância desse movimento!

Sincera e Cordialmente:
Camila Kammer
Representante de ADM na Comissão de Negociação