domingo, 16 de novembro de 2008

Reivindicações, Conquistas, Negociações e Informações

Revejam as reivindicações e quais foram as Conquistas, Negociações e Informações pautadas:

1. Que seria realizada uma tentativa de contato por parte da Secretária Ana Flávia com os demais membros da Diretoria Executiva da FESPSP que não estiveram presentes na reunião, para solicitar agendamento de outra reunião para o dia 08 de novembro, às 14 horas, o que deverá ser confirmado à Comissão de Negociação até as 21 horas e 30 minutos do dia 07/11.
A referida reunião servirá para fins de evitar que se concretizem as deliberações tomadas em Assembléia pelo Corpo Discente, quais sejam, o boicote à prova do ENADE e a realização de manifestação durante a aplicação de prova vestibular, ambos no dia 09/11/2008, além de possível ocupação do Casarão situado na Rua General Jardim, 522.


Infelizmente tal reunião não foi marcada e não conseguimos evitar suas conseqüências.


2. Pré-agendamento de reunião da Diretoria Executiva com a Comissão de Negociação na quinta-feira, dia 13/11, em horário a confirmar, considerado o fato de os alunos que mediam a situação serem matriculados em período noturno, trabalhando em horário comercial.


A reunião ocorreu das 19hs às 22hs, onde foram feitas diversas ponderações de ambas as partes.


Para esta reunião, foram assumidos alguns compromissos, quais sejam:

• A Secretária Ana Flávia comprometeu-se a trazer ao conhecimento dos membros da Comissão os Balanços Patrimoniais da FESPSP referentes aos anos de 2006 e de 2007, além dos balancetes produzidos ao longo do corrente ano.
• A Secretária Ana Flávia comprometeu-se, ainda, a disponibilizar o estudo de projeção de inadimplência que já foi elaborado pela Fundação para a aplicação da nova sistemática de redução de convênios, reajuste de mensalidades e de concessão de bolsas de estudo em número reduzido.
• Será esclarecida nesta reunião a situação do convênio oferecido aos egressos da Graduação para o ingresso na Pós-Graduação da FESPSP, uma vez que há informação dos alunos da Pós-Graduação de que, a partir do próximo ano, este convênio não mais existirá e a Secretária Ana Flávia não soube dizer se era real a informação ou não.


Foi disponibilizado o Balanço de 2006/2007, o qual envio a todos por e-mail, juntamente com minha analise.
O balancete referente ao primeiro semestre de 2008 está em processo de revisão.
Não há uma projeção de inadimplência e sim um dado histórico, onde podemos salientar a redução de 26% para 22% nos últimos anos.


CONQUISTA: O convênio oferecido aos alunos egressos para o ingresso em outro curso, seja de graduação ou pós, subiu de 15% para 20%.



Ultrapassadas estas questões, os presentes ouviram e anotaram as seguintes reivindicações apresentadas pela Comissão de Negociação do Corpo Discente, que deverão pautar as negociações mantidas entre a Fundação e seus alunos:

1. Reunião com a presença do Diretor Geral e do Vice-diretor da FESPSP, além da Secretária Ana Flávia, para deliberar com os alunos sobre as demandas apresentadas, em especial as abaixo descritas:


O Diretor Geral e o Vice-Diretor da FESPSP, não estiveram presentes, sendo a reunião realizada pela Secretária Geral Ana Flavia, Pelo Diretor Acadêmico Aldo e contou com a presença do Diretor de Comunicação Jorge.


• Definição de índice de reajuste de mensalidades compatível com a atividade da FESPSP, uma vez que, em documento oficial fornecido pela Diretoria Executiva da Fundação, consta índice referente a atividade agropecuária e industrial;


CONQUISTA: Após uma ampla negociação, foi deliberado um desconto na rematricula, ou seja, na primeira mensalidade do próximo semestre, o que na pratica, quer dizer que pagaremos na rematricula o valor atual de R$595,00 com o desconto equivalente de cada um.
Só a titulo de Informação, em média as Faculdades tem feito uma reajuste de 7% a 9%, havendo noticias de até 10%, (de acordo com a UOL), o Dissídio dos Professores foi parcelado tendo seu ultimo aumento em março do ano que vem e totaliza 7,5%, a inflação média dos principais índices acumulou em torno de 7%, com esse desconto dado na primeira mensalidade do próximo ano o aumento para o próximo semestre ficou em 7%, dentro da média mínima de reajuste acima apresentado.


• Descontos Progressivos para o pagamento das mensalidades:

15% para pagamento até o dia 22 de cada mês;

10% para pagamento até o último dia de cada mês; e

5% para pagamento até a data do vencimento;


Proposta rejeitada.


• Convênios:
Criação de novos convênios, cujos percentuais sejam mantidos independentemente do número de alunos que sejam conveniados a determinadas instituições beneficiárias;

Prestação de esclarecimento sobre a diminuição dos convênios já existentes;

NEGOCIAÇÂO: Achando pertinente a nossa reivindicação a FESPSP estará analisando a questão processual que mantinha uma política progressiva de descontos no convênio de acordo com a quantidade de alunos conveniados para uma política igualitária.

CONQUISTA: Os Alunos que mantinham o convênio com o Grêmio e que o perderiam este ano terão seu desconto mantido até o final do curso e a Instituição estará mantendo os descontos atuais para todos os alunos, havendo redução somente para os futuros alunos.

• Inadimplência:
Negociação direta com a Fundação, sem que os alunos sejam submetidos a financeiras terceirizadas, e que seus nomes sejam lançados no sistema SPC / SERASA;
Rematrícula independente da inadimplência;
Política de negociação da dívida considerando o desempenho acadêmico do aluno em débito;


Informação: A política de negociação já leva em conta o desempenho acadêmico do Discente.
Seguindo a Lei 9,870 de 1999 em seu art. 5º: “Os alunos já matriculados, salvo quando inadimplentes, terão direito à renovação das matriculas, observado o calendário escolar da instituição, o regimento da escola ou cláusula contratual.”, ou seja, proposta de rematricula independente da inadimplência, REJEITADA.

A negociação da Inadimplência direto com a Fundação, já ocorre para o primeiro mês de Débito, a Fundação informa que manter esse processo de cobrança dentro de seus quadros seria muito oneroso.

NEGOCIAÇÃO: Diante desta informação, foi proposto que não fosse colocado o nome do aluno nos sistemas de proteção de crédito, haja visto, que isso dificultaria sua incursão no mercado de trabalho.


• Bolsas:
Aumento e ampliação da Bolsa Sócio-econômica, a ser concedida a 20% dos estudantes da graduação, sendo garantido um estudo individual (caso a caso) com possibilidade de atingir de 25% a 100% do valor das mensalidades e matrículas àqueles que assim comprovarem sua condição e necessidade;
Aumento e ampliação das Bolsas de Iniciação Científica, atingindo 100% do valor das mensalidades e matrículas, considerada a natureza de pesquisa acadêmica com dedicação exclusiva do referido benefício;
Concessão de Bolsa por Mérito, prestigiando os alunos com alto desempenho acadêmico;


NEGOCIAÇÃO: O Centro acadêmico indicará um representante discente para participar do processo de bolsas, o mesmo não pode estar concorrendo à bolsa.
Após avaliação será analisada a ampliação da bolsa cientifica, seus temas e ampliação para 100%. Será discutida por discentes e pela diretoria acadêmica a bolsa por mérito.


• Investimentos Imediatos:
Modernização dos Computadores disponibilizados nos laboratórios de informática;
Aquisição e disponibilização de Impressoras aos alunos;
Aquisição de novos livros para a composição do acervo da bibliografia básica requerida dos alunos pelos próprios professores, além de compra de mais exemplares dos livros já existentes para disponibilização ao aluno independentemente de extração de cópias;


CONQUISTA: Quatro novos computadores para as bibliotecas imediatamente e será analisada a modernização dos demais para o próximo ano; será feita uma lista de livros que necessitamos da bibliografia básica para serem adquiridos pela FESPSP.

NEGOCIAÇÂO: Impressora disponível para todos os alunos estará sendo analisado custo, manutenção e forma de uso.

INFORMAÇÃO: Já existe um trabalho de liberação de uso dos computadores vagos enquanto o laboratório estiver em aula, o trabalho de conscientização dos professores será ampliado e temos que conscientizar os alunos a utilizarem nesse período em total silêncio.


• Gestão Participativa:
Participação dos alunos nas decisões e nos planejamentos da FESPSP, inclusive nas deliberações de prioridades nos investimentos.


CONQUISTA: Vou focar as participações de ADM, pois é a Faculdade que represento.
Existem diversos meios discentes de participação, sejam eles, institucionais ou não, vejam quais são:
1. Centros Acadêmicos: ADM acabou de iniciar seu processo eleitoral e está em processo de registro retroativo da Diretoria Fundadora; ESP está em processo eleitoral, que foi prejudicado pelo movimento e que espero que ocorra ainda este ano; FaBCI inexistente, antes do movimento existia um processo de conversação sobre sua criação, atualmente não sei como anda;
2. Empresa JR: A empírica da ESP tem problemas antigos e não consegue ser revitalizada; A FESPJr, foi feita assembléia e respectiva eleição na última segunda, dia 10 de novembro de 2008, onde foi eleita uma diretoria composta pelos 3 cursos;
3. Cineclube: Estava em processo eleitoral, precisamos ver como anda para aumentarmos a integração;
4. Conselho de representantes: Composto pelos representantes de sala tem ma atuação efetiva em ADM, mas parece que nos demais cursos essa atuação ainda tem que ser mais explorada e desenvolvida;
5. Colegiado: Área onde se discute a grade do Curso, entre outros assuntos, é composta por um membro da Diretoria Executiva, o Coordenador do Curso, dois professores em ADM é o Prof. Ricardo e a Prof.ª Adriana, por um membro da Comunidade, no caso de ADM é a ex-aluna formada no ano passado Cintia, e um representante discente que no caso de ADM foi eleito por unanimidade entre os representantes sendo o aluno Thiago Eloi Onofre, nos demais cursos não sei especificar quem são, mas é importante que os alunos de cada curso verifiquem e se for o caso, trabalhem por uma representatividade mais efetiva;
6. Comissão de Bibliotecas: ADM está bem representado, tendo como representante o Prof. Ricardo e a Aluna Ruver, nos demais cursos não sei especificar quem são, mas é importante que os alunos de cada curso verifiquem e se for o caso, trabalhem por uma representatividade mais efetiva;
Como conquista do movimento temos a participação efetiva na gestão de bolsas e a criação de uma Comissão Estrutural, a qual no caso de ADM, os representantes serão escolhidos pelo CAARS, nos demais cursos, cada um terá sua própria dinâmica, pois os Centros Acadêmicos ainda estão em processo de organização.


Como continuação do processo de negociação teremos a reunião acadêmica com o Prof. Aldo, na próxima terça, dia 18, e uma reunião com a Secretaria Geral Ana Flavia na terça seguinte, dia 24.

Sem mais,

Camila M. Kammer – Membro do Conselho de representantes
José Ricardo Meshauchas – Presidente do CAARS
Paulo Henrique – Conselheiro Deliberativo da FESPJr
Thiago Eloi Onofre – Presidente da FESPJr e Membro do Colegiado da FAD.
Representantes de ADM na Comissão de Negociação


Nenhum comentário: