segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

REUNIÃO do CONSELHO ACADÊMICO da FAD

No dia 18 de Fevereiro de 2009, foi feita a reunião do Conselho Acadêmico da FAD. Participaram da reunião os(as) professores(as) Aldo Fornazieri, Cecília de Almeida Gomes, Adriana Yazigi Abraão e Ricardo Gil Torres, o representante discente Thiago Eloi Onofre e a representante da comunidade, Cínthia Gurmandi.


Durante a reunião foi alterado o regimento da FAD-FESPSP para atender as orientações elaboradas pela Comissão de Avaliação do MEC quando do reconhecimento do curso, sendo estabelecido que o Coordenador do Curso será membro nato do Conselho, será ampliado de três para cinco professores a representação docente do Conselho e foi alterado o mecanismo de indicação do representante da comunidade, colocando-o como dependente apenas da orientação do Conselho Acadêmico.


Foi indicado o Professor Hernan para a Comissão de Infraestrutura, o comissão que está sendo criada, após as reivindicações dos alunos no movimento do ano passado e que conta com a representação discente de ADM do aluno Thiago Eloi Onofre, com o objetivo de estabelecer um espaço de análise de necessidades e de diálogo com a mantenedora quanto ao tema.


Foi proposto o regimento de monitoria, que está em processo de aprovação, nos demais cursos tal processo já existe, mas em ADM cabe adequação, pois a monitoria ocorre fora do período de aula e como ADM só tem aulas a noite ficava inviável tal procedimento, a proposta que esta sendo feita é para a realização de monitoria aos sábados, pontos que nos interessam como alunos:

  1. A monitoria é feita em uma disciplina especifica;
  2. Tem por objetivo: Estimular no aluno o interesse pela atividade docente, Intensificar a cooperação entre o corpo docente e o discente, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; Oferecer ao aluno de graduação a oportunidade de se preparar para as atividades de ensino; Contribuir para a melhoria do ensino de graduação na FESPSP;
  3. As atividades do monitor são: Aprofundar estudos na disciplina objeto da monitoria; Auxiliar na preparação e realização de seminários e aulas práticas; Auxiliar grupos de estudos de alunos de graduação; Auxiliar na preparação e realização de eventos da FESPSP; Participar de Grupos de Iniciação Científica;

4. A freqüência do monitor será controlada por meio de folha de ponto a ser assinada na Secretaria Escolar pelo monitor no início e no final do horário especificado para a realização de seu trabalho;

5. Poderão candidatar-se às atividades de monitoria alunos, regularmente matriculados no semestre vigente de graduação da FESPSP que tenham sido aprovados na disciplina ou no conjunto de disciplinas afins, objeto da monitoria;

6. Os Critérios de Seleção, são: obtenção de nota 8,0 na disciplina em que pleiteia a monitoria; atividades realizadas de ensino, pesquisa; participação em eventos acadêmicos; o interesse geral do candidato na monitoria e, em especial, na disciplina ou no conjunto de disciplinas afins a que concorre; a iniciativa do aluno em apoiar os integrantes do corpo discente em grupos de estudo; cultura geral, criatividade e disponibilidade do candidato; Outras provas, a critério da Direção da FESPSP;

  1. A monitoria será realizada durante 04 (quatro) horas semanais por disciplina, pelo prazo máximo de 06 (seis) meses;
  2. A monitoria não estabelece qualquer vínculo empregatício com a FESPSP;
  3. O monitor deverá elaborar relatório no final do semestre vigente, até 20 dias após o término do exercício da monitoria;
  4. Após aprovação do relatório, o monitor fará jus a Certificado expedido pela Secretaria de Graduação da FESPSP.

Após aprovado, o regimento de monitoria será devidamente divulgado para que os alunos possam concorrer às vagas de monitoria existentes.


Também em processo de aprovação segue o regimento de atividades complementares, onde caso seja aprovado teremos uma carga de 200 horas de Atividades Complementares ao longo de todo o curso, sendo consideradas como atividades complementares atividades internas como: Iniciação Científica; Monitoria em disciplinas ou laboratório; Tutoria (acompanhamento de alunos dos semestres iniciais do curso); Projetos de Extensão Comunitária; Oficinas Temáticas da FESPSP; Semana do Curso; Encontros, jornadas, seminários e similares (máximo 8hs/evento); Palestra (máximo 4hs/palestra). E externas como: Visitas organizadas por professores; Projetos de consultoria de FESPSP Júnior; Sessões do Cineclube Darci Ribeiro; Projeto FESPSP de Teatro; Coral da FESPSP; Congressos recomendados pelo curso (máximo 16hs/congresso); Encontros, jornadas, seminários e similares relacionados à área de Administração (máximo 8hs/evento); Palestras relacionados à área de Administração (máximo 4hs/palestra); Feiras relacionados à área de Administração (máximo 4hs/feira); Cursos relacionados à área de Administração; Cursos de idiomas em instituição juridicamente constituída, com carga horária total mínima de cento e sessenta horas, participação e aprovação comprovadas; Filmes; Peças teatrais.


Ao final da reunião foi apresentado pela Profa. Adriana a questão do estagio, principalmente, o do primeiro ano e colocou que mesmo os alunos encontrando dificuldades, o problema situa-se na forma de organização da entrega do trabalho, foi proposto que este deve ser entregue por partes ao longo do semestre. Eu sugeri que fosse alterada a ordem de tratamento dos temas no Estágio Supervisionado, deixando mais claro aos alunos do primeiro ano o conteúdo do trabalho logo no inicio do semestre. Também foi discutido que os relatórios de estágio e respectivos documentos ficarão arquivados na Secretaria Escolar até que o aluno se forme. Para os que já se formaram deverá ser feita uma seleção pelos professores orientadores quanto aos melhores trabalhos para que sejam publicados no site da FESPSP, e o restante seria devolvido aos alunos, mediante um termo formal assinado. Para os alunos que ainda não se formaram, será solicitado aos professores que selecionem um trabalho por disciplina de Estágio para o mesmo fim.




Thiago Eloi Onofre

Representante Discente no Conselho Acadêmico da FAD

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