terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Comissão de Bolsas

A Comissão de Bolsas foi legalmente instituída no mês de Dezembro de 2008, sendo sua primeira reunião em 15 de janeiro de 2009, a comissão de bolsas, é uma comissão propositora, composta por representantes dos três cursos e dois membros da Fundação e tem como principal objetivo analisar e propor alterações nos critérios de seleção dos bolsistas da bolsa Socioeconômica, propondo alterações diretamente à Diretoria da FESPSP.

Dentro de suas atribuições à Comissão de Bolsas, desenvolveu as seguintes propostas e o seguinte cronograma:

1. Lista de Suplência: Atualmente são selecionados os bolsistas no primeiro mês do semestre, sendo contemplado com a bolsa 5% dos alunos regularmente matriculados no período, como temos um alto índice de alunos que se matriculam posteriormente, foi proposto uma segunda chamada para o segundo mês do semestre para a adequação do numero de alunos contemplados à quantidade real de alunos matriculados, sendo que o aluno contemplado em segunda chamada receberá a bolsa retroativa;

2. Recomposição de Vagas: Em caso de desistência de aluno bolsista a bolsa é transferida ao próximo aluno da lista de suplência, o qual ganhara bolsa a partir do mês vigente ate o termino do semestre;

3. Cronograma: 09/2 à 16/2 Inscrição;
17/2 à 19/2 Análise;
20/2 Divulgação da lista de chamada;
25/2 à 5/3 Entrega de Documentação;
6/3 Divulgação dos Contemplados;
20/3 2ª Chamada;

4. Alteração dos Critérios: Atualmente os critérios levam em conta apenas a renda familiar bruta, o tipo de moradia, o número de membros da família e o desempenho acadêmico do aluno. A proposta foi que além dos critérios já utilizados fossem incluídos como critério a renda individual do aluno, os dependentes diretos e comprovados do aluno e a média de faltas, tal proposta levou em consideração o fato de a maioria dos alunos pagarem a faculdade com sua própria renda e o fato de o numero de dependentes influir no comprometimento de sua renda individual e por considerarem que somente o desempenho acadêmico não era totalmente justo foi proposta a inclusão da media de faltas, a fim de reduzir o impacto de tal índice e tornar o critério mais justo.


Tais propostas seguem o tramite interno da instituição, na qual nós representantes nesta comissão aguardamos retorno.


Paulo Henrique Gregório Sanchez da Silva 4º Ano de ADM

Membro da Comissão de Bolsas

Um comentário:

Thiago Eloi Onofre disse...

Paulo,

Gostaria de parabenizar sua participação e seu empenho em representar ADM nesta comissão, indo a FESPSP nos representar inclusive nas férias, quando a comissão foi instituida e desenvolvida, tenho certeza que nos de ADM estamos muito bem representados nesta comissão. Parabéns!!!